quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Os Idiomas Egípcios .

HIERÓGLIFO

Traduzir os hieróglifos deu trabalho, e ainda apareceram impostores na história que diziam ter traduzido como o jesuíta Athanasius Kircher (1602-1680), publicou, sob o título de Oedipus Aegyptiacus, pretensas traduções dos textos hieroglíficos esculpidos nos obeliscos romanos.



A PEDRA ROSETA FOI QUEM AJUDOU A HUMANIDADE A DESCOBRIR A TRADUÇÃO DOS HIERÓGLIFOS EGÍPCIOS,1400 ANOS DE HISTÓRIA OCULTA FOI DESVENDADA

Mais tarde a farsa foi descoberta e Champollion o acusou de ter abusado da boa fé dos seus comtemporâneos, pois algumas vezes o jesuíta citou autores que nunca existiram
uma dos textos hieríglifo Athanasius traduziu assim:

"O criador de toda a fecundidade e todo o crescimento é o deus Osíris, cuja força vivificante tira Santa Mofta do Céu para seu império".


Quando a tradução original era:

"Autocrata, senhor absoluto"!!!





Durante muitos séculos se considerava os hieróglifos uma linguagem ideográfica e usada pelos religiosos, varias teorias foram surgindo com o tempo para tentar explicar os significados dos hieróglifos, a quem dizia que tal língua era da mensa raiz que o chinês e tentou traduzir os hieróglifos com o dicionário chinês. Outros diziam que não tinham significados que eram meras gravuras estéticas.




A invasão do Egito por Napoleão iria trazer cientistas e estudiosos para ajudar a desvendar o mistério secular dos hieróglifos. Em 1799, Bouchard, um oficial francês encontrou a famosa "pedra roseta" aque continha inscrições em três faces da pedra:
uma inscrição em hieróglifos, outra emcopta (demótico) e a terceira em grego. Com a tradução do texto grego, abriu-se caminho para a tradução do texto hieróglifo.

O texto foi datado de 196 a.C. e se tratava de um decreto sacerdotal que conderia honras ao rei Ptolomeu V Epifânio.



PEDRA ROSETA, NO MUSEU BRITÂNICO, EM LONDRES



COPTA

idioma falado no Egito nos dias de Jesus



a lingua copta era falada no Egito e o seu nome deriva da palavra arabe "qibti" e do grego " Aigyptoi", entrou em extincao no seculo XVII, o ocnhecimento da lingua copta foi de fundamental importancia para decifrar os hieroglifos

OS ALGARISMOS COPTAS


O copta e um idioma da linha semitica, tendo textos escritos ha 6 mil anos atras, ela contem elementos dos hieroglifos pictoricos e os caracteres demoticos. O copta foi a lingua oficial do Egito ate o seculo XIII, quando entao foi substituida pelo arabe. Ate hoje a igreja crista copta usa esta lingua em suas cerimonias religiosas, sendo o idioma de importantes figuras do cristianismo como:
MARCOS EVANGELISTA
PACOMIO
TEOFILO
CIRILO
ATANASIO
ANTONIO

Cerca de um terco das palavras em copta e de origem grega

a lingua copta era comun no egito desde o seculo IV antes de Cristo e tinha dois dialetos :boarico (Baixo Egito) e o saidico (Alto Egito). Quando o Egito foi dominado pelos arabes, estaq língua foi dando espaço para o árabe, lingua dos conquistadores. O copta é uma adaptação da língua grega, sendo a língua sagrada da igreja ortodoxa Copta do Egito que possui entre 5 a 6 milhões de fiéis.


ALFABETO EM LÍNGUA COPTA
 
 Fonte : http://egiptologiabiblica13.blogspot.com/2009/02/os-idiomas-egipcios.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário